Custom Menu

Latest From Our Blog

I Like This | Uma nova meta para o setor energético
22030
post-template-default,single,single-post,postid-22030,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Uma nova meta para o setor energético

Uma nova meta para o setor energético

O Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica através da transição energética no horizonte 2030, prevendo, assim, uma reconfiguração do sistema elétrico nacional. Quer o setor da energia, quer o setor do clima possuem potencialidades para reduzir emissões e na próxima década a descarbonização será mais acentuada na produção de eletricidade, transportes e edifícios.

O PNEC 2030, foi uma resposta do Governo Português ao Pacote de Energia Limpa para todos os Europeus, uma vez que a Comissão Europeia apresentou um pacote de medidas para facilitar a transição energética. Neste sentido, o
plano foi desenhado em concordância com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC-2050), cujo o objetivo passa por alcançar uma economia neutra em carbono e assegurar a totalidade da produção de eletricidade através de fontes de energia renovável para 2050.

Para atingir esse objetivo será necessário cumprir com trajetórias que conduzem entre 85 e 90% de redução de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), em todos os setores de atividade. Pretende-se dar prioridade à eficiência energética, de forma a reduzir o consumo de energia primária, assim como reforçar a aposta em energia renováveis e reduzir a dependência energética do país, e ainda, promover a mobilidade e uma agricultura sustentável e desenvolver uma indústria inovadora e competitiva.

Leia a reportagem na íntegra na compra da 25ª edição da I Like This.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.