Custom Menu

Latest From Our Blog

Ilikethis | Tapetes de cortiça, tradicionais e ecológicos
20731
post-template-default,single,single-post,postid-20731,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Tapetes de cortiça, tradicionais e ecológicos

Tapetes de cortiça, tradicionais e ecológicos

A ideia parte do princípio de combinar duas forças e tradições da indústria portuguesa, a cortiça e a tecelagem de tapetes, concretizando um exemplo de eco-design. O conceito surgiu em 2014 da vontade da designer Susana Godinho em inovar na utilização de matérias-primas, concebendo tapetes de cortiça que recorrem a técnicas de tapeçaria tradicionais, mas que têm um design atrativo e são capazes de valorizar qualquer espaço.

A Sugo Cork Rugs, propriedade da TD Cork, surgiu na incubadora Amorim Cork Ventures, do grupo Corticeira Amorim, a maior empresa mundial de produtos de cortiça. Esta empresa recupera a tradição através da junção de cortiça, lã e algodão, criando padrões diferenciadores. Os tapetes em cortiça da Sugo Cork Rugs estão disponíveis em 13 padrões à escolha, sendo também possível personalizar os modelos variando as cores, padrões, texturas e tamanhos. Apesar de personalizáveis e variados, todos os tapetes da Sugo Cork Rugs são feitos por tecelões em teares tradicionais num processo que já originou um pedido de patente.

Em cada criação o comprador pode também ficar a conhecer a lista de vantagens deste tipo de tapete. Por serem feitos de cortiça, combinam as características desta matéria-prima, nomeadamente a sustentabilidade, leveza, impermeabilidade, elasticidade, flexibilidade, lenta combustão, isolamento térmico e acústico, suavidade e menor risco de alergias. A empresa compromete-se com o meio ambiente em todas as fases do ciclo de vida do produto, desde a recolha das matérias-primas até ao produto final, tendo como missão a utilização de materiais amigos do ambiente que preservam o ecossistema. A par da cortiça, que provém da Corticeira Amorim, a Sugo Cork Rugs usa lã de produtores nacionais com práticas sustentáveis e algodão, um produto com baixo impacto ambiental. As preocupações da startup com a questão ambiental levaram a que lhe fosse atribuída a certificação internacional Pending BCorp, um movimento que avalia as empresas de acordo com a sua performance ambiental, social e económica.

O futuro da empresa passa por aumentar a capacidade de produção e criar novas coleções, mantendo os valores associados à sustentabilidade ambiental.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.