Custom Menu

Latest From Our Blog

Ilikethis | “Portugal é um país com uma história fantástica que tem muito para oferecer”
20286
post-template-default,single,single-post,postid-20286,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

“Portugal é um país com uma história fantástica que tem muito para oferecer”

“Portugal é um país com uma história fantástica que tem muito para oferecer”

Portugal e a Suíça estão geograficamente separados por quase 2000 quilómetros, mas culturalmente a conexão é feita pelos mais de 270 mil emigrantes portugueses que vivem na antiga Confederação Helvética. Lorenzo Schnyder von Wartensee, Embaixador da Suíça em Portugal, explica a importância dos emigrantes na relação entre os dois países e revela que o Alentejo foi a região que mais o impressionou.

Como caracteriza a atual relação entre Portugal e a Suíça?

Acredito que entre os dois países existem excelentes relações que se podem caracterizar em duas vertentes fundamentais: a relação humana e a relação cultural. Na vertente humana diria que o que se destaca é a forte presença de portugueses na Suíça, que se estima serem mais de 270 mil, representando a terceira maior comunidade estrangeira na Suíça, depois dos italianos e dos alemães. Esta é uma comunidade muito importante na Suíça e no conjunto mundial da emigração portuguesa representa cerca de 12 por cento. Os portugueses emigrados na Suíça representam uma fatia importante para os dois países, também a nível económico. As transferências monetárias realizadas por portugueses na Suíça rondam os 840 milhões de euros, o que equivale às exportações entre os dois países. Por outro lado, há que destacar o aspeto cultural, que é também muito importante. A Suíça e Portugal têm os mesmos valores, desafios globais e as questões associadas à Europa, aos direitos humanos, à abolição da pena de morte e às diferenças entre nações. Neste sentido, temos muitos valores comuns e ideais partilhados.

Como tem avaliado a evolução da relação, assente nestes dois polos?

As relações têm evoluído favoravelmente e são cada vez melhores. Como exemplo temos a recente visita do Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa à Suíça, em outubro. Esta visita de Estado de dois dias foi muito importante e Portugal e a Suíça estão geograficamente separados por quase 2000 quilómetros, mas culturalmente a conexão é feita pelos mais de 270 mil emigrantes portugueses que vivem na antiga Confederação Helvética. Lorenzo Schnyder von Wartensee, Embaixador da Suíça em Portugal, explica a importância dos emigrantes na relação entre os dois países e revela que o Alentejo foi a região que mais o impressionou.
é uma demonstração de que as relações entre Portugal e a Suíça são ótimas. Existe também a indicação de uma visita da Presidente da Confederação Suíça, Doris Leuthard, a Portugal, o que também reflete a evolução da relação.

Quais as principais áreas de cooperação nesta relação bilateral?

A cooperação entre os dois países é essencialmente fruto das relações humanas existentes. Há muitos portugueses na Suíça que são engenheiros, enfermeiros, médicos, trabalhadores, e a presença portuguesa é muito importante porque ajuda os suíços a conhecerem Portugal, a mentalidade dos portugueses e a sua cultura. Acredito que cada suíço conhece pelo menos um português. Por isso, entre os dois países há estas linhas de conhecimento que são muito importantes. Tal como referi, a nível cultural existe muito intercâmbio. Por exemplo, temos vários arquitetos portugueses que têm trabalhado na Suíça e até vencem concursos, tal como aconteceu em 2015 com a vitória dos arquitetos Manuel e Francisco Aires Mateus no concurso internacional para a construção de dois museus em Lausanne. Diria também que as trocas económicas são muito importantes. A Suíça tem uma forte presença em Portugal e existem cada vez mais empresas com interesse em investir no país.

Leia a entrevista na íntegra compra da 16ª edição da I Like This em www.micas.pt

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.