Custom Menu

Latest From Our Blog

I Like This | Património cultural celebrado na Europa em 2018
21261
post-template-default,single,single-post,postid-21261,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Património cultural celebrado na Europa em 2018

Património cultural celebrado na Europa em 2018

Durante 2018 o património cultural existente na Europa será a grande estrela dos países que integram a União Europeia. Por proposta da Comissão Europeia, o Parlamento Europeu adotou a decisão que estabelece este ano como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018), enquadrado nos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, visando, essencialmente, chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia.

Em traços gerais, pretende-se incentivar e apoiar, por meio do intercâmbio de experiências e boas práticas, os esforços da União, dos Estados-Membros e das autoridades regionais e locais para proteger, salvaguardar, valorizar e promover o património cultural europeu na União Europeia.

Considerando que este património permite compreender o passado e olhar para o futuro, a Comissão Europeia pretende sublinhar a forma de construir sociedades mais fortes, criar empregos e prosperidade, destacar a sua importância nas relações da Europa com o resto do mundo e definir o que se pode fazer para proteger este património.

Para alcançar estes objetivos, a proposta da Comissão prevê a realização de conferências, eventos e iniciativas para promover o debate, sensibilizar para a importância e o valor do património cultural; a criação de campanhas de informação, educação e sensibilização para transmitir valores como a diversidade e o diálogo intercultural; a partilha de experiências e boas práticas de administrações nacionais, regionais e locais e outras organizações, a fim de divulgar informações sobre o património cultural; e a realização de estudos e atividades de investigação e de inovação e a divulgação dos seus resultados. Para cada Estado-Membro foi designado um Coordenador Nacional para o AEPC 2018, tendo esta responsabilidade sido delegada ao Centro Nacional de Cultura, na pessoa do seu presidente, Guilherme d’Oliveira Martins. A agilização das iniciativas e eventos relacionados com este ano está a cargo da Direção-Geral do Património Cultural.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.