Custom Menu

Latest From Our Blog

Ilikethis | “O CITCEM prossegue a missão de tentar superar fronteiras do conhecimento”
21014
post-template-default,single,single-post,postid-21014,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

“O CITCEM prossegue a missão de tentar superar fronteiras do conhecimento”

“O CITCEM prossegue a missão de tentar superar fronteiras do conhecimento”

O Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento vocacionada para a investigação no domínio das Humanidades que, explica a coordenadora científica Amélia Polónia, desenvolve pesquisas em setores de ponta, criando novos saberes e superando fronteiras do conhecimento.

O CITCEM foi criado em maio de 2007. O que é que esteve na sua origem?
O CITCEM foi criado em 2007 através da fusão de diversas unidades de investigação, pertencentes à Faculdade de Letras da Universidade do Porto e à Universidade do Minho (UMinho), a que se associaram outros investigadores, portugueses e estrangeiros. Em 2014, a parceria institucional com a UMinho cessou, ainda que não a colaboração entre os seus investigadores. O CITCEM integra, atualmente, mais de três centenas de investigadores, organizados em quatro grupos e interagindo em quatro linhas de investigação.

Quais as áreas de investigação em que o CITCEM se foca?
O CITCEM está vocacionado para o desenvolvimento de investigação no domínio das Humanidades, em especial nas áreas da História, Arqueologia, História da Arte, Estudos Culturais e Literários, Museologia, Demografia Histórica, mas integra também investigadores de outras áreas das Ciências Sociais e Humanas. Fotografia, Cinema, Educação, Urbanismo são áreas também presentes no seu ADN.

Quais os principais projetos atualmente em curso?
O CITCEM tem vindo a promover uma série de ações de extensão cultural, com vista à valorização do território, da cultura e do património, para tanto estabelecendo protocolos e colaborações com poderes públicos e com associações e entidades nacionais e internacionais, com particular destaque para os países de língua oficial portuguesa. O CITCEM investe no intercâmbio e na cooperação científica com instituições congéneres nacionais e estrangeiras, procura promover o diálogo interdisciplinar e garantir a divulgação da sua investigação junto da comunidade científica e do público em geral, através da realização de seminários, congressos, ciclos de conferências, cursos de formação

 

Leia a entrevista na íntegra na compra da edição 18 em www.micas.pt

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.