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I Like This | GustoKo, a partir das Filipinas com amor
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GustoKo, a partir das Filipinas com amor

GustoKo, a partir das Filipinas com amor

Paula Figueras nasceu nas Filipinas e é a partir das suas raízes que cria uma marca de malas que celebra a cultura e a arte tradicional filipina. A GustoKo foi fundada em 2014 em Lisboa e as malas e clutches da marca têm atraído cada vez mais atenções pela sua singularidade e qualidade, podendo ser utilizadas em diversas ocasiões.

Provavelmente nunca tinha ouvido a palavra GustoKo. Fica no ouvido e tem origens filipinas. “Gusto” é “gostar” e “Ko” significa “eu”. Juntas, querem dizer algo de que se gosta. Paula Figueras, nascidas nas Filipinas, encontrou nesta expressão local o significado perfeito para a marca que lançou do outro lado do mundo, em Portugal.

Paula nasceu e foi criada nas Filipinas. A sua beleza e postura fazem adivinhar o passado em que foi modelo. Licenciada em Turismo, Paula trabalhava num hotel em Macau quando, através do seu patrão português na altura, conheceu o seu atual marido, também ele português. Hoje em dia, a sua vida passa pela GustoKo, a marca que criou em 2014 em Lisboa, depois de se ter mudado de Manila para a capital portuguesa. Mas recuemos um pouco no tempo. Com uma grande paixão por moda, em 2011 Paula visitou um dos maiores mercados de artesanato das Filipinas com a irmã e descobriu acessórios que eram trazidos a Manila por artesãos das províncias e ilhas do país e eram comprados por estrangeiros. Conheceu ainda uma comunidade cuja aldeia e máquinas foram devastados por um tufão e percebeu que precisavam de financiamento para ajudar a pagar os novos equipamentos. Anos mais tarde, quando criou a sua loja da GustoKo no Príncipe Real, as primeiras peças da marca vieram diretamente dessa localidade.

Cada produto é pessoalmente escolhido ou desenhado por Paula e desenvolvido de forma artesanal nas Filipinas. As malas e clutches da marca são feitas de fibras de tecido natural, madeira lacada e cobertas de conchas. Sendo feitas à mão, todas as malas são exclusivas e revelam o melhor dos produtos locais filipinos ao mundo. Desta forma, a GustoKo assume-se como uma “empresa social que preserva e dá a conhecer a cultura tradicional filipina e apoia o estilo de vida das comunidades artesanais nas Filipinas”, explica a criadora, que continua a inovar, mantendo elevados padrões de qualidade que têm potenciado a afirmação da GustoKo a nível nacional e internacional.

Além de ser possível comprar a coleção da marca na loja, também existem vários pontos de venda na cidade de Lisboa, nomeadamente no LX Factory e no Museu do Oriente.

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