Custom Menu

Latest From Our Blog

Ilikethis | Este sensor mede e avalia a qualidade dos seus alimentos
21245
post-template-default,single,single-post,postid-21245,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Este sensor mede e avalia a qualidade dos seus alimentos

Este sensor mede e avalia a qualidade dos seus alimentos

Já é possível monitorizar em tempo real a qualidade de um alimento ou de um produto. Com a plataforma tecnológica QStamp, criada pela Mater Dynamics, avaliam-se variáveis como a pressão, humidade e força recorrendo a circuitos microelétricos. Criada em 2016, a Mater Dynamics é uma startup da área da nanotecnologia e microeletrónica que se dedica ao desenvolvimento e fabrico de sensores flexíveis, tendo como principal tecnologia o QStamp. Este software surgiu “após a constatação do desperdício alimentar em portos”, indica Tiago Cunha Reis, CEO da empresa.

Mas, em que consiste a plataforma tecnologia QStamp? “Este é um software que utiliza circuitos microelétricos que conseguem medir variáveis externas como pressão, humidade e força, segundo o acoplamento de diferentes moléculas e nanomateriais”, explica o criador da Mater Dynamics. A utilização do QStamp não obriga a fontes de alimentação físicas, podendo ser utilizado em substratos flexíveis, como papel ou plástico, sendo, por isso, uma tecnologia não intrusiva que “torna qualquer superfície inteligente em termos de sensorização e monitorização”. O QStamp tem sido principalmente aplicado ao nível da segurança alimentar e da rastreabilidade dos produtos deste setor, quer seja individualmente em cada rótulo ou agregadamente em paletas de mercadoria.

Em muitos casos os sensores são utilizados por produtores e retalhistas para monitorizar em tempo real a qualidade dos produtos, bem como onde estão e estiveram. Através da integração num portal de cliente específico é também possível de forma autónoma e remota prever a depreciação temporal dos produtos. Tiago Cunha Reis não tem dúvidas de que “o QStamp é visto como uma ferramenta para controlo de inventário e apoio à decisão, estando alinhado com as necessidades de controlo de qualidade e auditoria”.

A empresa prevê uma boa integração do QStamp até ao final de 2018, com a tecnologia a operar desde o embalamento até aos lineares de supermercado. O sucesso do QStamp, “justificado pelo baixo custo e pela importância da sensorização remota”, já chegou além-fronteiras e a Mater Dynamics regista vendas em Espanha, França e Bélgica.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.