Custom Menu

Latest From Our Blog

Ilikethis | CERN: o maior laboratório de física de partículas do mundo
20367
post-template-default,single,single-post,postid-20367,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

CERN: o maior laboratório de física de partículas do mundo

CERN: o maior laboratório de física de partículas do mundo

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear – CERN – nasceu em 1954 em Meyrin, na fronteira franco-suíça. Com onze países fundadores (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, França, Grécia, Itália, Noruega, Suécia, Suíça, Países Baixos e Reino Unido), o CERN rapidamente se assumiu como um importante polo de investigação, especialmente na área da física de partículas, sendo atualmente o maior laboratório do mundo nesta área.

Com 63 anos de vida, o CERN tem hoje em dia 20 Estados-Membros, cerca de 2400 funcionários e mais de 11 mil cientistas e engenheiros de 80 nacionalidades diferentes. Além destes membros, fazem parte ativa do CERN um conjunto de entidades observadoras, nomeadamente a União Europeia, a Índia, Japão, Roménia, Rússia, Sérvia, Turquia, EUA e UNESCO. Ao longo dos anos foram vários os investigadores e experiências do CERN galardoados com o prémio Nobel.

Portugal aderiu ao CERN em 1996 e, desde a sua adesão, “tem sido um membro sólido e ativo” na instituição, garante Charlotte Lindberg Warakaule, diretora para as relações internacionais do CERN. Em termos económicos, o contributo financeiro de Portugal representa 1,25 por cento do total, sendo este valor de cerca de 8,2 milhões de euros, de acordo com dados de 2009. No campo científico, são vários os cientistas portugueses que participam em experiências do CERN, sendo “atores-chave nos upgrades ao complexo de aceleradores do CERN”, sendo esperado que “continuem a participar também na investigação que os novos aceleradores irão permitir”.

Leia a reportagem completa na compra da 16ª edição da I Like This em www.micas.pt.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.