Custom Menu

Latest From Our Blog

Ilikethis | Cátedra UNESCO: A Cátedra UNESCO e Estilos de Vida Saudáveis em espaços naturais
20780
post-template-default,single,single-post,postid-20780,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Cátedra UNESCO: A Cátedra UNESCO e Estilos de Vida Saudáveis em espaços naturais

Cátedra UNESCO: A Cátedra UNESCO e Estilos de Vida Saudáveis em espaços naturais

A Cátedra UNESCO de “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis” pressupõe um enquadramento conceptual de desenvolvimento territorial em consonância com o Programa Geoparques Mundiais da UNESCO. Neste contexto, pretende-se também contribuir para a formulação de políticas e recomendações para a solução de um conjunto de desafios interconectados incluindo a segurança hídrica, o aumento das tensões na produção alimentar, a saúde e os riscos naturais, razões pelas quais a UNESCO as contempla também dentro do contexto alargado da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

No entanto, há uma opinião generalizada nas populações de que a implementação daquele tipo de políticas e de recomendações implica impactos sociais e económicos negativos. Esta realidade poderá ser ultrapassada através de ações que contemplem as sólidas evidências científicas sobre os benefícios para a saúde e para o bem-estar da interação com o meio natural, nomeadamente através de conexões intangíveis que beneficiem simultaneamente as pessoas e os ecossistemas em que estão inseridas. Estes benefícios, intrinsecamente ligados à promoção do exercício físico, ao planeamento e ao ordenamento da paisagem, à defesa do ambiente e ao incentivo de um desenvolvimento sustentável, revelam-se decisivos na saúde comunitária e na adoção de estilos de vida mais ativos, justificando o trabalho conjunto de profissionais de várias áreas como as Ciências da Saúde, as Ciências da Vida e do Ambiente, as Ciências da Terra e as Ciências Sociais e Humanas.

Nesta Cátedra UNESCO, através do emergente paradigma dos Estilos de Vida Saudáveis em espaços naturais, objetiva-se o desenvolvimento integrado de pesquisa, ensino e de transferência de conhecimento e comunicação, permitindo uma otimização sustentável dos recursos inerentes às fileiras agroalimentar e florestal do território, assim como dos serviços de saúde dos respetivos ecossistemas. Os resultados permitirão a valorização económica intrínseca ou complementar dos produtos turísticos de base local, assim como uma melhoria significativa da qualidade de vida e da saúde das populações residentes nos territórios que suportam aqueles ecossistemas.

Ronaldo Gabriel,
Professor Associado do Departamento de Desporto, Exercício e Saúde da UTAD e investigador no Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas da UTAD

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.