Custom Menu

Latest From Our Blog

I Like This | CASA – MUSEU ABEL SALAZAR
22321
post-template-default,single,single-post,postid-22321,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive
APCM

CASA – MUSEU ABEL SALAZAR

CASA – MUSEU ABEL SALAZAR

Abel de Lima Salazar foi um cientista, professor, investigador, artista plástico e resistente ao regime salazarista português que trabalhou e viveu no Porto. Os últimos 25 anos de vida do médico foram passados em S.Mamede de Infesta, na que é agora a Casa-Museu Abel Salazar, pensada por amigos e admiradores do patrono como a maior homenagem que podiam prestar.

Abel Salazar nasceu em Guimarães a 19 de julho de 1889. Ingressou na Escola Médico-Cirúrgica do Porto e doutorou-se em 1915, já pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com a tese “Ensaio de Psicologia Filosófica”, classificada com 20 valores. Tornou-se professor contratado da mesma Faculdade em 1916, professor extraordinário em 1917 e professor ordinário em 1918, ficando a seu cargo o ensino de Histologia e Embriologia, que exerceu até 1935. Regia ainda, episodicamente, a cadeira de Fisiologia.

Como diretor do Instituto de Histologia e Embriologia concebeu e realizou uma série de notáveis trabalhos de investigação, iniciando novos métodos de técnica histológica, entre os quais o método tano-férrico, universalmente utilizado nos laboratórios de biologia microscópica. Participou em muitos congressos e visitou numerosos estabelecimentos científicos e artísticos europeus, publicando vasta bibliografia sobre ciência, sociologia, filosofia, teoria da arte, entre muitas outras áreas do conhecimento humano.

Leia a reportagem completa na compra da 26ª edição da I Like This.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.