Custom Menu

Latest From Our Blog

Ilikethis | “Aos olhos dos portugueses a Finlândia tem uma imagem bastante positiva”
20088
post-template-default,single,single-post,postid-20088,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

“Aos olhos dos portugueses a Finlândia tem uma imagem bastante positiva”

“Aos olhos dos portugueses a Finlândia tem uma imagem bastante positiva”

Qual a importância da existência do Instituto Ibero-Americano da Finlândia no contexto português?

O Instituto Ibero-Americano da Finlândia opera em todos os países de língua espanhola e portuguesa e estruturou uma rede que se estendeu a todos os cantos do mundo: da Península Ibérica à América Latina, passando pelos países de língua espanhola e portuguesa em África e Ásia. Deste modo, Portugal, sendo um dos países membros europeus, é um associado estabelecido desta extensa rede e tem ligações estreitas com o Instituto Finlandês de Cultura: além do comissário do Instituto sedeado em Lisboa, celebramos este ano o 10º aniversário da rede EUNIC Portugal, uma organização que inclui as embaixadas e institutos culturais com sede em Portugal.

Qual a recetividade dos portugueses à cultura finlandesa?

Os temas e a promoção da cultura, ciência e educação finlandesas foram, para nosso agrado, recebidos com muito entusiasmo e interesse em Portugal. A educação finlandesa é um tema importante, assim como a arte e a arquitetura. Por exemplo, os arquitetos finlandeses podem ser vistos e conhecidos na Bienal de arquitetura portuguesa deste ano. Consideramos que aos olhos dos portugueses a Finlândia tem uma imagem bastante positiva.

De que forma é que a relação cultural e científica entre os dois países pode ser fortalecida?

A principal tarefa do Instituto é a criação de pontes culturais através de intercâmbios científicos e culturais, como, por exemplo, o projeto em larga escala dos arquitetos portugueses Márcia Nascimento e Nuno Costa, que teve como missão recriar o Monumento Saivaara na Lapónia 1978, de Tapio Wirkkala, um projeto quase desconhecido que nunca foi terminado pelo famoso arquiteto finlandês. Os projetos interculturais como este mostram como ambos os países podem reforçar/destacar ou mesmo expandir e aumentar a capacidade e o potencial de cada um. É mais importante do que nunca reforçar este vínculo.

Leia a entrevista na íntegra na compra da 15ª edição da I Like This.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.