Custom Menu

Latest From Our Blog

Ilikethis | Aldeias de Montanha: natureza autêntica, pessoas genuínas
20390
post-template-default,single,single-post,postid-20390,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Aldeias de Montanha: natureza autêntica, pessoas genuínas

Aldeias de Montanha: natureza autêntica, pessoas genuínas

O projeto-piloto iniciou-se em Seia, apenas com 10 aldeias mas, atualmente, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM) integra 41 aldeias de nove municípios que partilham a identificação com a Serra da Estrela. Para além das Aldeias de Montanha do concelho de Seia integram esta Rede Aldeias de Montanha todos os concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela, como sejam os concelhos de Gouveia, Celorico da Beira, Manteigas, Guarda e Covilhã, bem como outros concelhos com forte ligação identitária à Serra da Estrela, nomeadamente o Fundão, Fornos de Algodres e Oliveira do Hospital. A ADIRAM tem como principais objetivos a promoção do desenvolvimento turístico e integrado da Rede das Aldeias de Montanha, através da adoção de uma postura sustentável, integrada, inovadora e criativa.

 

 

Seia

O projeto Rede de Aldeias de Montanha foi impulsionado pelo município de Seia com 10 aldeias: Alvoco da Serra, Cabeça, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Povoa Velha, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide. Estas aldeias são cruciais para o desenvolvimento do concelho de Seia e para afirmação de uma parte importante deste território enquanto local de excelência para a descoberta da montanha. A rede de Caminhos de Montanha é uma das infraestruturas turísticas criadas no âmbito do projeto.

Fundão

As aldeias de Alcaide e Alcongosta e a vila de Alpedrinha integraram recentemente a Rede de Aldeias de Montanha, aumentando a oferta cultural, natural e patrimonial existente deste projeto. As aldeias de montanha do Fundão acrescentam valor na diversificação de experiências da rede, permitindo conhecer outras dimensões da vivência de montanha que não estão tão vinculadas à identidade serrana da Estrela, mas sim ao espaço de fronteira que é a Serra da Gardunha, na convergência entre a realidade continental e atlântica e a realidade mediterrânica que a vertente sul permite contemplar.

Manteigas

No coração da Serra da Estrela, Manteigas é um concelho favorecido pelas condições naturais e paisagísticas, que têm atraído cada vez mais visitantes. A integração das quatro aldeias de Manteigas permite que todo o território do concelho fique incluído na Rede de Aldeias de Montanha. Os trilhos verdes de Manteigas são um exemplo de uma boa prática extensível a todo o território. Hoje, o burel volta a estar na moda e é em Manteigas que estão as mais conceituadas empresas, sendo que esta atividade tem um impacto significativo na economia local.

Covilhã

S. Jorge da Beira, Verdelhos, Penhas da Saúde, Erada e Cortes do Meio são cinco aldeias do concelho da Covilhã que, apesar das suas características individuais, partilham a herança de montanha como denominador comum. Percorrer estas aldeias serranas é também redescobrir velhas tradições e sentir o tempo da verdadeira ruralidade. Ao nível dos produtos gastronómicos com características genuínas convém mencionar o pão, os enchidos, a chanfana, o queijo de cabra e ovelha e o mel, mas também alguns produtos endógenos como o medronho, a cherovia e o pêssego.

Fornos de Algodres

Conhecer Fornos de Algodres é descobrir o passado e o presente, a paisagem natural, os costumes e tradições de um típico concelho beirão. Algodres e Figueiró da Granja são as duas aldeias do concelho que integram a Rede de Aldeias de Montanha. Participar nesta rede é de importância estratégica, uma vez que consubstanciam verdadeiros projetos estratégicos para o território e respetivas comunidades. Em Algodres, entre outras festividades ao longo do ano, pelo Carnaval, como manda a tradição da Beira, ainda se faz o funeral e a queima do entrudo na praça principal da aldeia.

Celorico da Beira

O concelho de Celorico da Beira tem como parte integrante da rede de Aldeias de Montanha as aldeias de Prados, Rapa, Cadafaz, Salgueirais e Vide-entre-vinhas. As aldeias de montanha de Celorico da Beira são um retrato da vivência beirã, partilhando elementos comuns ligados à agricultura e pastorícia.  Estas aldeias possuem características rurais de montanha ligadas ao modo de subsistência de antigamente e contribuem diariamente para a preservação da identidade de Celorico da Beira.  Localizadas a sul do concelho e a norte do Parque Natural Serra da Estrela, estas aldeias de traça granítica possuem um património edificado interessante.

Gouveia

Folgosinho, Melo, Mangualde da Serra, Figueiró da Serra e Aldeias: cinco aldeias de montanha do concelho de Gouveia que preservam a identidade da região em que se inserem, o Parque Natural da Serra da Estrela. Estas aldeias de Gouveia, inseridas em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, são testemunhos vivos da identidade da montanha. A diversidade de oferta no que diz respeito ao património cultural, ambiental, gastronómico e edificado das aldeias que no concelho de Gouveia integram a Rede das Aldeias de Montanha possibilita um aumento da capacidade atrativa da rede.

Guarda

Cinco aldeias do concelho da Guarda fazem parte da Rede de Aldeias de Montanha. As suas tradições, património cultural e edificado, a gastronomia e os saberes ancestrais são as principais mais-valias destas aldeias que anualmente se enchem de visitantes. As aldeias integram-se na área do Parque Natural da Serra da Estrela e, mesmo apresentando características geomorfológicas distintas, é comum a todas elas a preservação dos seus valores naturais, sociais e patrimoniais. As aldeias no seu todo enriquecem a oferta da rede de Aldeias de Montanha, permitindo estruturar um produto compósito capaz de proporcionar uma experiência holística a todos quantos procuram este destino.

Oliveira do Hospital

Alvoco das Várzeas e S. Gião são aldeias com história, saberes e vivências antigas, onde a autenticidade do mundo rural se combina com o ambiente de montanha.  Alvoco das Várzeas é uma pitoresca aldeia ribeirinha banhada pelo rio Alvoco, que se ergue num vale com uma deslumbrante vista para a Serra da Estrela.  São Gião é uma pitoresca aldeia granítica localizada na encosta do vale do Alva, junto ao Parque Natural da Serra da Estrela. Recentemente o município de Oliveira do Hospital assumiu a gestão das Aldeias de Montanha.

Saiba mais sobre cada um destes concelhos na compra da edição nº16 da I Like This em www.micas.pt

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.