Custom Menu

Latest From Our Blog

I Like This | A “terra de coqueiros” no caminho do desenvolvimento
21666
post-template-default,single,single-post,postid-21666,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

A “terra de coqueiros” no caminho do desenvolvimento

A “terra de coqueiros” no caminho do desenvolvimento

Kerala é um dos 28 estados indianos, localizado no extremo sudoeste do país. Esta “terra de coqueiros”, significado da palavra, destaca-se pelo facto de ter o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano entre os estados da Índia. Além do desenvolvimento em termos sociais, Kerala identifica-se pelas paisagens de altas montanhas e vales profundos e pela prática de Ayurveda.

Segundo as teorias, Kerala é uma palavra que une kera (coqueiro) e alam (terra ou lugar). Esta “terra de coqueiros” é o 12º estado indiano mais populoso, com mais de 33 milhões de habitantes, segundo dados de 2011, o que corresponde a 2,7 por cento da população indiana. Banhado pelo mar da Arábia, Kerala faz fronteira com os estados de Karnataka a norte e de Tamil Nadu a leste. A capital é Thiruvananthapuram.

De acordo com a ONU, Kerala tem o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano entre os estados da Índia, o que se justifica pelo facto de ter a mais alta expectativa de vida (73 anos), as mais elevadas taxas de alfabetização (89,9 por cento), a menor taxa e mortalidade infantil, a melhor saúde pública, um dos maiores PIB per capita da Índia e a melhor segurança pública. Este desenvolvimento socioeconómico deve-se quase na totalidade a um programa de desenvolvimento social implantado pelo governo ao longo de décadas, baseado em investimentos na educação, na saúde, na erradicação da pobreza e no planeamento demográfico. Em termos populacionais, os mais de 33 milhões de habitantes de Kerala são predominantemente de etnia malaiali. O malaiala é a língua oficial, apesar de também serem faladas várias línguas adivasis por minorias étnicas. As mulheres compõem 51 por cento da população. As religiões principais são o Hinduísmo (56,2 por cento), o Islão (24,7 por cento) e o Cristianismo (19 por cento).

Kerala caracteriza-se por um clima tropical húmido, influenciado pelas fortes chuvas da monção de verão sul-oeste. Pela sua localização, Kerala oferece características geográficas variadas, desde altas montanhas a vales profundos, até uma extensa linha costeira e aqui pode encontrar paisagens de montanha, cascatas belíssimas e praias. Além disso, o local é conhecido por dispor das condições ideais para a medicina Ayurveda, um sistema milenar hindu de medicina tradicional indiana.

Outra das realidades de que é possível usufruir são as casas flutuantes. Estas versões remodeladas dos kettuvallams de antigamente são usadas para viagens de lazer. Os barcos originais eram usados para transportar arroz e especiarias. Hoje são casas flutuantes com todo o conforto de um hotel.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.