Custom Menu

Latest From Our Blog

Ilikethis | “A Suíça oferece inúmeras oportunidades para as empresas portuguesas”
Michelangelo Cammarata, presidente da Câmara de Comércio Italiana em Portugal, revela quais os serviços que a associação disponibiliza e as perspetivas para os negócios entre os dois países
revista I Like This, relações bilaterais entre Portugal e Itália, Portugal e Itália, Câmara de Comércio Luso-Italiana
20256
post-template-default,single,single-post,postid-20256,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive
Cooperação

“A Suíça oferece inúmeras oportunidades para as empresas portuguesas”

“A Suíça oferece inúmeras oportunidades para as empresas portuguesas”

A Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal (CCISP) foi fundada em 1987 com o objetivo de potenciar as relações económicas entre os dois países. António Bico, presidente da CCISP, explica quais as potencialidades do mercado suíço para as empresas portuguesas e revela quais as áreas de negócio com mais potencialidades para exportação.

Como avalia as atuais relações económicas entre Portugal e a Suíça? Atualmente, as relações económicas entre Portugal e a Suíça são moderadas no que concerne ao volume de negócios, mas atendendo ao facto de os portugueses serem o terceiro maior grupo de estrangeiros é expectável uma repercussão económica que afetará positivamente as relações comerciais entre os dois países. Oficialmente existem 250 mil portugueses na Suíça, o que torna a comunidade portuguesa na terceira maior de estrangeiros no país, a seguir aos alemães e italianos. Por outro lado, em Portugal existem três mil suíços.

Quais as especificidades do mercado suíço para as empresas portuguesas que visem implementar-se?

Com cerca de oito milhões de habitantes, elevados índices de competitividade, excelentes infraestruturas, um mercado financeiro extraordinariamente desenvolvido bem como um dos mais sólidos sistemas bancários em todo o mundo, a Suíça continua a atrair as empresas portuguesas. A eficiência do mercado de trabalho, os altos níveis de produtividade e um sector empresarial altamente sofisticado, são outros fatores que caracterizam o ambiente de negócios da Suíça, que oferece inúmeras oportunidades para as empresas portuguesas, nomeadamente na área das tecnologias de informação, vestuário e calçado, têxteis para o lar e produtos alimentares, entre outros. Contudo, a Suíça é um mercado já bastante saturado e difícil de penetrar. Existe alguma reserva perante o desconhecido e a novidade. As empresas portuguesas que pretendam implantar-se no mercado suíço devem ter persistência na abordagem, apresentar qualidade no produto e serviço e possuir um know-how muito especializado na área de atuação. Excluindo os investimentos das maiores empresas portuguesas no mercado suíço, alguns deles motivados por considerações de ordem fiscal, as empresas portuguesas que pretendam implantar-se neste mercado devem ser empresas de alto valor acrescentado, capazes de pagar o preço de entrada no mercado, que pela presença na Suíça extraiam benefícios comerciais e de imagem extensíveis a outras geografias.

Leia a entrevista na íntegra na compra da edição nº16 da revista I Like This em www.micas.pt

Sem comentários

Leave a Comment