Custom Menu

Latest From Our Blog

I Like This | A praia dos pinguins na África do Sul
20883
post-template-default,single,single-post,postid-20883,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

A praia dos pinguins na África do Sul

A praia dos pinguins na África do Sul

Nesta praia da costa leste da Península do Cabo os pinguins-africanos são reis. Desde 1982 que uma colónia desta espécie se instalou em Boulders Beach, transformando o areal num ponto de visita turístico para avistar a única espécie de pinguim originária de África num ambiente natural protegido. Atualmente, a colónia tem entre dois e quatro mil pinguins.

O primeiro casal de pinguins-africanos foi avistado em 1982 em Foxy Beach, praia vizinha a Boulders Beach. Acredita-se que estas aves terão vindo de Dyer Island, próximo da Cidade do Cabo, para False Bay, na costa leste da Península, onde a pesca comercial estava proibida. Aqui, o casal de pinguins-africanos encontrou comida abundante e locais seguros para reprodução. Esta é uma espécie considerada ameaçada de extinção pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES).

Desde 1982 a colónia de pinguins-africanos aumentou exponencialmente, tendo-se tornado numa verdadeira atração turística onde os visitantes têm o privilégio de observar de perto os animais, num ambiente natural protegido. A praia, banhada por False Bay, em Simon’s Town, uma vila com seis mil habitantes, divide-se em duas partes, sendo que uma é de acesso gratuito e outra – Boulders Beach – é acessível por pagamento através de uma passagem de madeira sobre a areia, onde é possível avistar a colónia de pinguins, que varia entre os dois e os quatro mil. Boulders Beach, incluída no Parque Nacional Table Mountain, é uma praia abrigada composta por pequenas enseadas entre rochedos de granito que lhe deram o nome. As águas muito frias, a existência de poucos predadores e o facto de os peixes locais, como o biqueirão, a sardinha, o carapau e o arenque, serem adequados para a alimentação são os fatores que levam os pinguins a manterem-se nesta praia, sendo que por vezes se banham nas praias próximas.

A visita a Boulders Beach, que tem o custo de cerca de cinco euros, contribui para a preservação da espécie, sendo que é solicitado aos visitantes que não alimentem nem se aproximem das aves. Todos os anos chegam a Simon’s Town cerca de 60 mil turistas para avistar as aves mais famosas da África do Sul. É possível ver os pinguins durante todo o ano, mas entre setembro e outubro passam muito tempo a alimentarem-se no mar e quantidade de animais no areal é menor. A melhor época para ver os pinguins de Boulders Beach é em janeiro e fevereiro, quando há muitas crias.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.