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I Like This | A inovação na saboaria vem do interior do país
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A inovação na saboaria vem do interior do país

A inovação na saboaria vem do interior do país

É no Fundão que nascem os produtos de saboaria artesanais da da’ki, uma marca nacional criada em 2013 aproveitando as potencialidades das matérias primas únicas da região. Sabonetes, gel de banho, shampoos e hidratantes são os produtos disponíveis até ao momento, mas a marca promete para breve uma linha direcionada para casas, com velas e aromas.

Já lá vão cinco anos. A da’ki começou em novembro de 2012 com as primeiras experiências na produção de sabão e em janeiro de 2013 nasceu oficialmente esta marca portuguesa alicerçada na qualidade, na proximidade com o cliente e na valorização das matérias-primas locais. Do Fundão vêm o mel, a alfazema, o azeite, as avelãs e o leite de cabra que dão origem a produtos sem químicos com aromas campestres que “remetem para o imaginário dos nossos avós” e que “oferecem saúde à pele”.

“Para nós, a possibilidade que damos de consumir “o que é nosso” é uma das grandes mais-valias para o nosso projeto”, indica Francisca Aranda, uma das mentoras da da’ki. A marca defende também a importância do “comércio justo”, da produção nacional e do mercado local, tendo atenção aos pormenores mais subtis.

Com cinco anos de vida, a marca conta com uma variedade de gamas com aromas distintos que vão desde os bálsamos hidratantes à base de cera de abelha com alfazema, alecrim, mel e zimbro, aos saquinhos e almofadinhas de alfazema, passando pelo gel de banho com camomila e erva- príncipe e o shampoo com aromas, até aos sabões de azeite. O sabão de azeite da da’ki é produzido artesanalmente tendo por base uma receita milenar que usa matérias-primas da região da Cova da Beira, dispondo de diferentes aromas, nomeadamente alfazema, alecrim, argila, canela e pimenta, café, gengibre e aloé vera, limão e mel e rosas. Estes sabonetes artesanais têm propriedades hidratantes, regeneradoras e protetoras.

Paralelamente à comercialização destes produtos, a da’ki também promove workshops de saboaria artesanal onde é possível aprender mais sobre as funções e propriedades terapêuticas dos ingredientes que compõem os sabonetes, mas também as técnicas, a preparação e o processo de fabricação de sabões.

Para os próximos anos, os objetivos desta marca do Fundão passam por ter um “espaço loja-atelier a funcionar a 100 por cento”, mas também ter a possibilidade de “trabalhar para outras marcas, com projetos personalizados e em novas linhas do setor hoteleiro”. Francisca revelou ainda que em breve a da’ki irá lançar uma linha direcionada para as casas, composta por velas e aromas.

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