Custom Menu

Latest From Our Blog

Ilikethis | "A Festa do Cinema Italiano é uma celebração de ser italiano"
Stefano Savio, diretor da Festa do Cinema Italiano, revela as novidades para o evento deste ano
revista I Like This, relações bilaterais entre Portugal e Itália, Portugal e Itália, festa do cinema italiano, stefano savio
19454
post-template-default,single,single-post,postid-19454,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive
Cooperação

“A Festa do Cinema Italiano é uma celebração de ser italiano”

“A Festa do Cinema Italiano é uma celebração de ser italiano”

Na sua nona edição, o 8 1/2 – Festa do Cinema Italiano é um evento que celebra a cultura e que se afirma como um elemento de ligação cultural entre Portugal e Itália. Este ano, o evento será expandido a um maior número de cidades e tem mais variedade de propostas culturais, revela Stefano Savio, diretor do evento.

A Festa do Cinema Italiano realiza-se desde 2008. Qual a sua importância como meio de ligação entre Portugal e Itália?

A Festa do Cinema Italiano é um elemento fundamental na ligação cultural entre Portugal e Itália. O mais importante é o facto do 8 1/2 – Festa do Cinema Italiano celebrar a cultura num sentido alargado, procurando envolver intervenientes italianos sem excluir o contributo de portugueses. Partimos do cinema, elemento em torno de qual tudo gira, mas celebramos diversas dimensões da cultura italiana. A língua, a literatura, a música, a dança, a gastronomia. É um momento de celebração absoluta de ser italiano, do modo de estar italiano, do património material e imaterial. É também importante destacar a nossa presença um pouco por todo o país, o que reflete a ambição em termos de disseminação cultural. Por outro lado, é um momento de união de diversas instituições italianas presentes em Portugal, onde destacamos a Embaixada e o Instituto Italiano de Cultura, que são nossos apoiantes desde sempre.

O que destaca na Festa do Cinema Italiano de 2016?

Este ano há vários aspetos a destacar. Acima de tudo, esta edição caracteriza-se por uma maior ambição. Importa-nos crescer e ser melhores, chegar a mais gente. Como habitual, temos uma programação cinematográfica de imensa qualidade, demonstrando o elevadíssimo nível do cinema italiano. Se temos de destacar alguns aspetos, destacaremos o crescimento exponencial da presença da Festa no Brasil e o alargamento, em Lisboa, da nossa presença ao Cinema UCI – El Corte Inglés, um parceiro muito interessado em exibir bom cinema italiano. Passamos assim a ter três locais de exibição, pois somamos este aos nossos habituais locais – Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. A nível da programação fora de sala também prometemos novidades e propostas de momentos culturais diferentes e descontraídos.

Saiba mais sobre este tema na compra da edição nº12 da revista I Like This. 

Sem comentários

Leave a Comment